Depois de desenvolver seus canais online de compra desde o início da pandemia, os supermercados começarão a criar uma experiência omnicanal mais integrada que combine melhor as compras na loja física e online.
O serviço de coleta na calçada da Starbucks da Target e as amostras grátis da Sephora com pedidos online são alguns dos exemplos. Anne Mezzenga, uma veterana da Target e co-CEO do blog de varejo Omni Talk, observou como os varejistas já estão adicionando vantagens aos pedidos online.
Mezzenga espera que os varejistas adicionem ofertas a seus aplicativos para facilitar a compra por impulso dos consumidores, como os doces e chicletes que os clientes costumam adicionar às cestas nos corredores do caixa nas lojas: “Acho que vai ser uma grande ação de experimentação”.
Fornecer amostras nos pedidos online é outra ação que Mezzenga acredita que os supermercados podem testar.
Ela também disse que os supermercados provavelmente buscarão mais opções para tornar a coleta mais eficiente, como armários ou robôs autônomos em estacionamentos. O Walmart, por exemplo, começou no ano passado a pilotar robôs de lanches em estacionamentos de lojas operados por motoristas remotos.
“Haverá muito mais experimentação para tornar o processo de coleta fora da loja mais eficiente para o varejista e para o consumidor”, disse Mezzenga.
E você? Quais boas práticas enxerga para os supermercados em 2023?
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